quinta-feira, 13 de julho de 2006

a day at the movies

A situação: você vai ao cinema com a intenção de assistir a um filme específico. Chegando lá, você descobre que quase todo mundo saiu de casa com a mesma idéia. O filme que você queria ver está sendo exibido em várias salas, e ainda assim as sessões são tremendamente concorridas. Você não está com a menor disposição de encarar fila na porta do cinema e correr o risco de pegar um péssimo lugar lá dentro. O que fazer? Simplesmente voltar para casa não é uma opção: você já está ali em frente à bilheteria mesmo, nada de perder a viagem. Toca escolher um novo filme. O que mais está em cartaz? Veja só. tem um com aquela atriz de que você gosta tanto, mas será que vale a pena? Comédia romântica...já não vimos demais disso na vida? E o que esperar do tipo de humor do filme? Só faltava aparecerem umas piadas de pum, arroto e outras baixarias? Mas parece não haver outra opção...você arrisca.
Isso me aconteceu hoje. Pão-duro como sou, evito a todo custo pagar para ver uma coisa de que eu possa não gostar. Felizmente, o filme de hoje me agradou de verdade.A essa altura, já deve haver gente interessada em saber do que eu fiz e querendo que eu diga logo o nome da tal atriz. A enrolação acaba no próximo parágrafo.
Fugi das sessões hiperlotadas de Carros para conferir Separados Pelo Casamento. É a história de um casal, vivido por Vince Vaughn e Jennifer Aniston (é ela!), que se separa, mas segue vivendo sob o mesmo teto.
Adentrei o cinema achando que estava para assistir a mais uma comédia típica de Hollywood, cheia de situações engraçadas envolvendo o casal descasado. Disse a mim mesmo: tente aproveitar a sessão num outro nível, além das piadas. Isso não foi necessário, pois o filme, apesar de apresentar, de fato, situações divertidas, é mais focado no drama. Se pensarmos bem, esse é, de fato, o tom apropriado para a condução do filme. Temos duas pessoas que se amam e construíram uma vida juntas tendo um desentendimento sério e percebendo que nenhuma de suas ações para retomar seu romance dá resultado; eles não se entendem mais. Isso é muito triste. E as situações são bastante reais. Me senti envolvido pelo que acontecia.
As ótimas atuações colaboram para o telespectador sentir a história. Aniston está ótima como sempre. Não me canso de vê-la em cena desde que me tornei fã de Friends; eu a acho muito autêntica. Vince Vaughn também merece elogios por seu papel de "marciano" (veja o filme e entenda do que estou falando).
No fim das contas, um filme que eu não faria a menor questão de assistir no cinema se mostrou altamente recomendável. Separados Pelo Casamento foi uma ótima surpresa. Quanto a Carros, só pretendo vê-lo depois das férias, quando a procura estiver bem menor.

Nenhum comentário: