sexta-feira, 21 de julho de 2006

um insight fino

Sou daquelas pessoas que necessitam de um copo - copão, vá lá - de leite para um café da manhã agradável. Não bastasse ser fonte de vitaminas, proteínas e outros compostos nutritivos, esta bebida fundamental à nossa vida de mamíferos ocorre ser também deliciosa. Tome-a morninha e adoçada a gosto, acompanhada de pães ou biscoitos e tenha um dia feliz.
Todo esse breve sentimento de realização, entretanto, pode se desfazer num único gole. No seu copo pode haver um pouco daquela substância desagradável, de consistência indefinida e difícil deglutição - um sólido onde só se espera encontrar líquido!
Nata acaba com seu leite.
Esta manhã, tomado pelo pavor de estar a ponto de engolir dessa terrível gosma, veio o pensamento. Me pareceu insensato o uso da palavra nata para qualificar, em sentido figurado, a melhor parte de um todo. Afinal, encontrá-la logo em minha primeira refeição é um pesadelo.
Uma rápida consulta ao dicionário, contudo, ofereceu-me nova perspectiva, apesar de fornecer uma informação não necessariamente curiosa e que já deveria ser de meu conhecimento. Burro, burro!
A nata, parte gorda do leite, é matéria-prima para a fabricação de manteiga e creme. Entende-se que, posto estar longe de ser bem-vinda num copo de leite, essa "gordurinha" tem suas qualidades: dela obtêm-se apetitosos novos produtos.
Sendo a nata real, tangível, assim versátil, observe-se com mais atenção a palavra em sentido conotativo. O conceito sobre o que há de melhor em uma determinada coisa varia de pessoa para pessoa. Mesmo a elite de uma sociedade, sua nata, nunca é irrepreensível.
A nata, literal ou figurada, é relativa.
Voltando ao mundo em que se come, não sou xiita a ponto de deixar de admitir que é possível haver gente indiferente, ou até mesmo simpática, à presença de nata em seu leitinho.
Mas esse povo deve ser meio varrido. Leite puro é tão bom.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ahahahahahahahahahahahahahaha

Concordo pleeeeenamente com vc, amigo!!!! rsrs
Eu estou rindo até agora!!!
Adoro mto vc, viu?
Inteligência nota 1.000!!!!!!!!!!!!!!!

Bjs bjs bjs