sábado, 14 de janeiro de 2006

search, download, listen...

Se me encontrarem na Internet altas horas da madrugada, ou no final de semana à tarde, pelo menos uma coisa estou fazendo com certeza: baixando músicas. Quem inventou o mp3 é digno e bendito por todas as gerações! Pois com ele é possível ouvir de novo na íntegra aquela música que você nunca esqueceu, apesar de nunca mais ter tocado em nenhum lugar que não a sua cabeça.
Com a música em formato digital surgiram também as ferramentas fantásticas que são os softwares de compartilhamento de arquivos. É só digitar o nome da música, conferir os resultados da busca e aguardar o fim do download - pra quem tem Internet discada, como eu, a pior parte da brincadeira - pra música estar lá, no seu HD, pra ouvir quando você tiver vontade. Comprar CD por causa de uma única canção quando se pode tê-la de graça em alguns minutos? Oh, por favor.
A coisa fica um pouco mais complicada quando você não lembra o nome da música, o que é fácil de acontecer, até para musicomaníacos do meu naipe. Você só lembra uma parte da letra da música, ou que ela tocava em algum programa de TV ou comercial...o que fazer? Apelar para o mestre Google, claro: jogue as informações que achar pertinentes sobre a canção desejada no oráculo da Net e torça para que elas o levem ao tão desejado título. Dificilmente falha.
Hoje mesmo, eu queria baixar uma música e tudo o que eu sabia era que tocava numa propaganda da Hollywood. Ora, na época em que reclames de cigarros eram permitidos, havia dezenas deles, cada qual com sua música. Como achar a correta? Felizmente, o grande Google me direcionou um site no qual encontrei uma listagem com todas, eu disse todas, as músicas utilizadas em propagandas da Hollywood. Era apenas uma questão de tentar vários downloads até aparecer a música que eu queria. Acertei na terceira. Era Did It All For Love, do grupo Phenomena. Uma dessas "baladas metal" dos anos 80. Eu gosto, tá?
E ainda estou online.

Nenhum comentário: