quinta-feira, 3 de agosto de 2006

Segundo uma pesquisa realizada há muitos anos e cujos dados eu jamais esqueci, estima-se que 99% da população mundial goste de música. Entre esses bilhões de pessoas, porém, somente uma pequena parte tem o que chamamos informalmente de "dom" musical. E um grupo ainda menor entre essa gente musical pode de fato se dedicar ao canto, afinação quase natural e uma voz agradável aos ouvidos.
Cantar bem é, ao mesmo tempo, um privilégio e uma responsabilidade. O primeiro grande desafio do cantor, contudo, não é sua platéia, pois ele não terá condições de subir num palco enquanto não estiver agradando a um ouvido exigentíssimo: o dele próprio.
O nível de auto-cobrança varia de acordo com o temperamento da pessoa e sua experiência em canto, e via de regra está relacionado a um conceito quase místico denominado técnica vocal. Encerradas nessas duas palavrinhas estão as regras a serem seguidas para a voz soar nítida, uniforme e forte, livre de qualquer tensão. É algo que demanda muito treino e investigação constante. Há que se ter paciência, também. Quem acha que se tornará referência no meio após dois meses praticando corre o risco de não sair do lugar.

(continua...)

Nenhum comentário: