segunda-feira, 25 de dezembro de 2006

natal

Lá fora, mais precisamente nos Estados Unidos e na Europa Ocidental, tão influentes em nossa cultura - não se pode negar - Natal bonito de verdade é aquele em que faz bastante frio, as pessoas têm de usar roupas pesadas para se aquecerem. O ideal é haver neve. Ver os flocos caindo levemente durante a noite e no dia seguinte acordar com as ruas e as casas cobertas de branco. As crianças adoram, fazem bolas e bonecos de gelo.
Mas estamos no Brasil. Um país tropical. Neve é coisa raríssima, ocorre apenas no sul, quando ocorre, entre julho e agosto. Nada de Natal branco por aqui.
Hoje está chovendo. Puxando pela memória, certamente me recordarei de outros Natais igualmente chuvosos. Não é algo totalmente inesperado. O verão teórico começou há pouco e até mesmo existe um tipo de precipitação que tem como, digamos, sobrenome essa estação do ano.
Chuvas de verão são bem-vindas após um dia de imenso calor. Mas talvez não no Natal. Afinal, chuva em dia de festa é chato por si só.
E se a água, antes de chegar ao chão. passasse por um resfriamento absurdo e se tornasse neve branquinha? Talvez não reclamássemos tanto, apesar de todo o incômodo. Decerto os pequenos adorariam ter um Natal igual ao dos filmes na tevê. Eu mesmo teria adorado, em minha época. Hoje, posso reclamar da chuva, mas prefiro de longe a neve, a qual acredito firmemente que só é bonita de longe. A um hemisfério de distância, mais ou menos.
***
Meu brinquedo de Natal preferido é a nova câmera da família! Breve, por aqui e no meu Orkut, algumas de minhas fotinhas.

Nenhum comentário: