segunda-feira, 7 de março de 2011

compra-se lixo eletrônico. compulsivamente

Não encontro o carregador de meu celular. Minha mãe se dispõe a me ajudar. Encontra uns cinco ou seis carregadores diferentes. Alguns da mesma marca do meu telefone. Mas é claro que nenhum serve. Quase todos esses carregadores estão, portanto, encostados, sem função, tomando espaço. Viraram lixo, apesar de a gente não jogar fora. E nem deveríamos. Estão funcionando, só não têm mais função, depois que os respectivos aparelhos que alimentam de maneira exclusiva foram substituídos e/ou perdidos - os que se encaixam na primeira categoria ainda estão aqui, evidentemente.
E tem um caso ainda mais absurdo: uma televisão, desses modelos bem modernos, tela bem fininha e tal. No começo do ano, deu problema, a imagem ficou toda branca. Já levamos a dois técnicos. Os dois dizem que arrumar a tevê sai mais caro que ir à loja e comprar outra. Enquanto isso, temos duas veteranas pesadonas que nunca deram problema - a mais antiga tem dezesseis anos. Acho inadmissível comprar uma coisa que não é barata para que ela não dure e tenha de ser substituída em curto prazo.
No caso dos celulares, me parece insensato não haver compatibilidade entre modelos de uma mesma marca. Por que não posso comprar apenas um aparelho novo, se quero apenas substituir meu antigo telefone? (e no meu caso será sempre antigo, pois não acho necessário trocar celular de seis em seis meses) Lembra a lógica dos computadores, em que a substituição de um ou outro périférico menos atual por vezes exige a troca da máquina inteira.
Alguém diria, "há empresas que aceitam de volta aparelhos que você não vai mais usar". Ora, e não fazem mais que sua obrigação! Elas produziram essas toneladas de produtos marcados para dar problema, à custa de processos industriais extremamente poluidores, e substituem periodicamente suas linhas de montagem para produzir novas toneladas desses produtos e fazer todo mundo ter de comprar tudo de novo...a responsabilidade é toda delas. E ainda têm a coragem de dizer que quem tem de aderir a essas campanhas ecologicamente corretas é você, consumidor, você é quem tem de fazer sua parte para salvar o mundo...mas ei, não deixe de ter um celular para cada operadora, e de trocá-los periodicamente para não ficar por fora. E o pior é que a gente ainda compra, com o perdão do trocadilho, essa história.
Errada está essa lógica capitalista e consumista. O pequeno documentário a seguir, entitulado A História dos Eletrônicos, fala mais sobre esse sistema que precisa ser mudado.




Nenhum comentário: