sábado, 25 de julho de 2009

quanto custa ter um automóvel?

Posso ter muitas dúvidas na cachola, mas há uma certeza em minha vida de que me orgulho: estou decidido a jamais comprar um automóvel. Não sinto necessidade extrema de ter um, e nem acho que a cidade precisa de mais um habitante motorizado a poluir e congestionar nosso já tão castigado meio urbano. Às vezes, contudo, vejo-me sim obrigado a dirigir, se o deslocamento por outro meio de transporte torna-se inviável por algum motivo. Então acordei hoje com um pensamento: e se eu assumisse as contas do carro de meu pai, que ele tem interesse em vender? Quanto me custaria mantê-lo? Como não sou acometido pela síndrome brasileira de sair dirigindo todo santo dia - doença que assume proporções alarmantes aqui em São Paulo - , o dinheiro literalmente queimado com combustível resume-se a uma quantia irrisória. Utilizando pouco o veículo, também se demanda menos em manutenção. Contudo, um problema mecânico pode surgir a qualquer momento, e torna-se impossível estimar tais cálculos. Na verdade, o "grosso" da coisa está nos custos fixos. Temos impostos, como IPVA e seguro obrigatório. E alguém se arrisca a não fazer seguro do carro? Ponha na conta. E pelo que pude avaliar, este último é o que mais pesa no bolso.
Umas contas rápidas e a sentença: para mim, por ora, não vale a pena.

Como não poderia deixar de ser, deixo um link para você, que acha carro zero com cheirinho de novo uma coisa tão fundamental na vida, pensar melhor a respeito. Pena o site ser de Portugal e, por isso mesmo, indicar valores em euros. Mas boas idéias, acredito, não têm fronteiras. A minha é contribuir um pouquinho por uma vida mais digna. Vamos?

http://thechange2004.blogspot.com/2008/06/os-custos-do-automvel.html

Um comentário:

André disse...

Existe toda um discurso, uma crença em nossa sociedade, de que um cidadão precisa, até "merece" ter um automóvel. E a maioria das pessoas parece não questionar isso - aliás, não questionam coisa alguma. Será que montadoras e governo merecem o dinheirão que o pobre trabalhador precisa dispender para ter e manter um carro rodando nas ruas? Vale realemte a pena se sujeitar a pagar toda essa quantidade de impostos em nome de um "ideal" que em poucos minutos de reflexão revela-se egocêntrico e insustentável?

18/11/09