quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

caminho do sol - minha primeira cicloviagem


É com grande orgulho e satisfação que retorno de minha primeira viagem de bicicleta. Ontem concluí, após cinco dias, o Caminho do Sol, juntamente com mais dois amigos. A rota possui cerca de 240 quilômetros e vai de Santana do Parnaíba a Águas de São Pedro. Mas nosso pedal começou antes: encontrei em Carapicuíba o Shauan Bencks e o Paulo Straiotto e de lá saímos no final da tarde de sexta rumo ao centro histórico de Santana, primeiro local onde nos hospedamos. Isso acrescenta mais uns 20 quilômetros ao nosso percurso. Quanto ao Caminho propriamente dito, nós o iniciamos no sábado e o concluímos ontem.
Foi uma experiência incrível. Estivemos em locais que jamais cogitaria adentrar, menos ainda montado numa bicicleta. Em nossa rota, bares pitorescos, pequenas pousadas, casarões coloniais, imensas plantações de cana e outros produtos agrícolas, pastagens, trechos de mata...chegamos a esses locais por estradas nas mais diferentes condições, desde o mais liso asfalto até um piso de areia quase intransponível em dias de chuva. E as paisagens eram maravilhosas.
Travamos contato com pessoas interessantíssimas, sem as quais a viagem não teria sido a mesma: outros ciclistas fazendo o mesmo percurso, as pessoas que tão bem nos receberam em pousadas e demais pontos onde estivemos de passagem, curiosos que vinham com admiração saber daquelas pessoas montadas em bicicletas tão carregadas sobre nossos locais de origem e destino, alguns peregrinos - pois, sim, o Caminho do Sol também é trilhado por gente a pé.
Cinco dias, muitas subidas fortes em nosso caminho, alguns contratempos envolvendo avarias nas bicicletas, fortes chuvas enlameando estradinhas - e bikes...e ciclistas. A chegada a Águas de São Pedro foi muito celebrada, e não poderia ter sido diferente. Um desafio e tanto, com toques de aventura, vencido com louvor. Ficam as lembranças e a vontade de pedalar ainda mais por estas estradas. Opções de roteiros para novas cicloviagens não faltam.
Por enquanto, é isto. Um relato mais detalhado dessa empreitada em breve estará disponível no blog Shauan de Bicicleta, com todas as fotos e vídeos que fizemos - é muito material mesmo! - e talvez eu mesmo me dedique a escrever sobre esta viagem fantástica. Fiquem ligados.
E para saber mais sobre o Caminho do Sol, visitem http://caminhodosol.org.






Um comentário:

Shauan Bencks disse...

genial andrezão