segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

cão chupando manga (ou, p..., andré!)

que vergonha... só eu achava que "cão chupando manga" tinha a ver com cachorros?

Eu tenho um cachorro. Ele adora frutas. A manga é uma fruta. Meu cachorro come manga.
Aí veio a curiosidade: de onde viria a expressão "cão chupando manga"?
No alto de minha desinformação, eu achava que a espécie canina abominasse a tal da fruta e que quando a provasse de maneira desavisada, tentaria cuspi-la de volta, tossindo com força, enfim...teria alguma reação que denotasse (e provocasse) nojo. Afinal, eu sabia que cão chupando manga podia se referir a alguma coisa muito feia. Ao menos isso eu sabia.
Mas a internet, essa adorável, pôs fim a esse meu equívoco histórico. Seguem algumas definições que encontrei:
“O 'cão' da expressão é o diabo, que é sempre retratado como bem feio. Quando chupamos manga, frequentemente fazemos caretas." Que cachorro que nada. Mas daí vem a parte da feiúra.
“O Cão Chupando Manga é uma expressão muito usada no Nordeste para definir qualquer coisa superlativa. (...)Também pode ser utilizada para expressar a dificuldade de realizar uma tarefa."
“Na linguagem que o povo usa, no seu dia-a-dia, a expressão o-cão-chupando-manga pode ser usada quando a pessoa é boa, é fera em determinado assunto, valente, determinado, inteligente."
Uma dúvida besta a menos nesta vida. Mas vou sempre lembrar dessa bola fora quando der manga para o meu cachorro comer.

Nenhum comentário: