segunda-feira, 2 de agosto de 2010

o casamento de lisa simpson

O nome de Lisa Simpson está nos Trending Topics do Twitter nesta manhã. De início achei que se tratava de alguma celebridade instantânea homônima, mas uns dois cliques logo trouxeram esclarecimento e alívio: era a Lisa "correta". O que deixou este nerd saudosista contente de verdade e ainda motivou este post foi saber o motivo da referência. O dia de ontem foi o dia do hipotético casamento de Lisa, num futuro alternativo retratado no episódio da sexta temporada de Os Simpsons chamado, bem, O Casamento de Lisa. (clique para ver o "convite")

Hoje sequer me lembro de que os Simpsons ainda estão no ar com episódios inéditos - a série simplesmente não me atrai mais, seu tempo passou. À época do episódio em questão, entretanto, valia, e muito, a pena aguardar pela nova situação inusitada que a família iria viver.

A estréia de O Casamento de Lisa para o grande público brasileiro em tempos de TV a cabo pouco difundida - "legal" ou não - e com a internet ainda engatinhando foi no SBT. Sim, os Simpsons passaram pela emissora de Silvio Santos, e mais surpreendente, ia ao ar durante as noites de terça e quinta, fazendo o horário nobre ser digno do nome por um instante. O ano da primeira exibição do episódio foi 1997 ou 1998, não me lembro ao certo.

Durante uma feira renascentista, Lisa persegue um coelho branco (insira simbologia de sua preferência) e acaba encontrando a tenda de uma vidente, que lhe mostra o ano de 2010, data de seu possível casamento. O noivo é um inglês, fino, rico e educado, o total oposto dos Simpsons. Lisa sente vergonha de apresentá-lo à família, esperando um desastre que em muito se confirma. No dia do casamento, Hugh, o noivo, diz que os dois se mudarão para a Inglaterra e os Simpsons não poderão visitá-los. Lisa diz que não pode abandonar sua família e que Hugh não entende seu amor por eles, abandonando-o no altar.

Há no episódio um equilíbrio entre humor e emoção que o torna memorável. Conhecer o destino dos personagens da série nesse futuro alternativo garante boas gargalhadas. Por outro lado, a história do casamento que não se realiza é muito bem contada. A decisão de Lisa não soa óbvia, no sentido de ser gratuita: há diálogos interessantes dela com Homer e com Marge que justificam plenamente o fato de que ela simplesmente não poder deixar sua família para trás.

Ma minha opinião, é um dos melhores episódios de Os Simpsons.